quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Relação entre Aldeia Global, Estilo de vida, e Difusão do consumismo

O conceito de Aldeia Global, criado na década de 60 por Herbert Marshall McLuhan, professor na Escola de Comunicações da Universidade de Toronto, está directamente relacionado com o conceito de globalização e corresponde a uma nova visão do mundo possível através do desenvolvimento das modernas tecnologias de informação e de comunicação e pela facilidade e rapidez dos meios de transporte. Segundo McLuhan, a informação electronicamente transmitida a abolia virtualmente as separações geográficas entre os centros de decisão, produção e distribuição à escala mundial. Os meios electrónicos de comunicação à distância não permitiam apenas ampliar os poderes de organização social da população, mas abolir, em grande medida, a sua fragmentação espacial permitindo que qualquer acontecimento numa parte remota do mundo tenha reflexos noutra distante geograficamente.
Com a utilização e adopção de bens e de comportamentos globais verifica-se uma difusão do consumismo (milhões de bens idênticos são consumidos por milhões de pessoas do mundo, da mesma forma que milhões de consumidores espalhados pelo mundo viajam para os mesmos destinos, assistem aos mesmos concertos de música e têm comportamentos idênticos, independentemente do país em que vivam).
Sendo que os estilos de vida são caracterizados pela necessidade de diferenciação, conjugada com as possibilidades de escolhas a nível de consumos, do lazer e do trabalho proporcionadas pelas sociedades livres e «da abundância», permite aos indivíduos adoptar comportamentos que, sendo partilhados por outros elementos do grupo social.
Estes três conceitos relacionam-se uns com os outros, pois são importantes aspectos que caracterizam a globalização cultural, eliminando assim as barreiras e as fronteiras físicas, e diminuindo as distâncias entre os países.

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