quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Globalização Financeira

Um dos fenómenos notáveis da economia contemporânea é a ascensão e em flecha da finança internacional num contexto de globalização. A globalização financeira pode ser definida como um processo de interligação dos mercados de capitais aos níveis nacionais e internacionais, conduzindo ao aparecimento dum mercado unificado do dinheiro à escala planetária.
Isso se traduz no aumento contínuo das transações cambiais e dos fluxos brutos de capitais internacional. Sem considerarmos ainda os benefícios das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação), que trouxeram agilidade nas negociações, diminuição de distâncias, e todas as outras oportunidades criadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico da dos meios de comunicação e da informação.
Há quatro principais agentes da globalização financeira: os governos, os mutuários investidores e instituições financeiras.  
A participação dos fluxos de capitais privados recebidos pelos 12 principais países diminuiu em 2001 em consequência da crise argentina e à redução dos fluxos internacionais, principalmente para o Brasil e a China.

1 comentário: