quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Catroga: "Conversações confirmaram buracão das contas públicas"

Eduardo Catroga, que liderou a equipa do PSD nas conversações com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2011, afirmou hoje que estas permitiram confirmar "um grande buracão das contas públicas em 2010".

Catroga afirmou que o Governo em 2010 deixou derrapar as contas públicas
Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o antigo ministro das Finanças disse que "o Governo em 2010 deixou derrapar as contas públicas" e, pelo conteúdo do seu Relatório de Política Orçamental, "não sabia em julho que essa derrapagem tinha acontecido".

"Se nós analisarmos a estimativa da despesa corrente do Estado sem juros que estava na previsão feita em julho com a previsão agora feita em setembro chegamos à conclusão de que houve uma derrapagem superior a dois mil milhões de euros", apontou.

Segundo Eduardo Catroga, o Orçamento para 2011 "é mau, em consequência de políticas erradas dos últimos anos e do grande buraco das contas públicas, que, agora, destas conversações, ficou confirmado: o grande buracão das contas públicas em 2010".

O antigo ministro das Finanças acrescentou que as "contas de 2010, aliás, ainda continuam em grande mistério, com uma grande opacidade", referindo que "o Governo, logo na primeira reunião, prometeu entregar um relatório detalhado que, até hoje, não entregou".

Expresso