quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ajuda à Irlanda: Portugal vai entrar com 550 milhões de euros

    Contra porque Portugal pode vir a precisar desse dinheiro o que pode obrigar a que tenha a “apertar um bocado o cinto” a curto prazo mas a longo prazo vai ficar a ganhar depois pois ao emprestar o dinheiro a Irlanda, essa por sua vez vai ter de devolver com uma taxa de juro de 5.8%

Governo anuncia como vai compensar os 550 milhões a mais

   O governo ao reduzir o investimento nos vários sectores vai provocar as empresas a despedir mais pessoal dessas empresas o que vai aumentar o desemprego e assim arriscar a agravar a situação económica de Portugal já se encontra.

E a seguir à Irlanda, será a nossa vez?

    Depois do pedido da Irlanda, Portugal é um dos países que está mais próximo da recessão económica, o que vai levar ao mercado a questionar as escolhas económicas que Portugal vai fazendo a partir de agora de maneira a tentar perceber a situação exacta em que se encontra e se precisará de ajuda externa como a Irlanda. Isto pode levar Portugal a pedir também um empréstimo a outros países o que poderá agravar muito a economia portuguesa e os seus habitantes.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Análise dos principais aspectos referentes à teoria dos ciclos económicos de Kondratieff

  A crise económica atual e os ciclos económicos de Kondratieff
  A Kondratieff  deve se á descoberta dos ciclos longos. Estuda as variações nos mercados do carvão e aço e a sua ligação com as fases em que se produzem inventos e as em que são aproveitados nas novas técnicas.
  O atual ciclo longo de Kondratieff tem as seguintes fases:
- Primavera ( inicio de 1949 ) Recuperação;
- Verão (iniciado a 1966) Prosperidade;
- Outono (a partir de 1980-1982) Recessão;
- Inverno (iniciado por volta de 2000) Depressão.

Juros da dívida pública em 7,12%

Os juros implícitos da dívida pública portuguesa a 10 anos abriram acima de 7% e o risco português atinge novo máximo. Um movimento que é seguido pelos juros das dívidas da Grécia, Irlanda e Espanha.

Mais de três milhões aderiram à greve, diz CGTP

O secretário-geral da CGTP afirmou que mais de três milhões de trabalhadores aderiram à greve geral conjunta em protesto contra as medidas de austeridade do Governo, que se realizou hoje.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nobel da Economia atribuído a Diamond, Mortensen e Pissarides

O prémio Nobel da Economia foi atribuído a Peter Diamond, Dale Mortensen e Cristopher Pissarides pela sua teroria de análise dos mercados.

Dívida: Portugal deverá pagar taxa recorde

Depois do leilão de dívida do dia 10 de Novembro, e com emissão a dez anos, Portugal deverá deverá pagar a taxa mais alta do ano. Sendo que na última emissão de dívida soberana portuguesa com prazo de 10 anos, em setembro, a taxa foi de 6,242 por cento.

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) realiza um leilão de dívida, num montante indicativo global entre 750 e 1.250 milhões de euros e com o montante mínimo de alocação definido para cada linha de 300 milhões de euros.

No mercado secundário, o valor máximo atingido pelas taxas de juro da dívida soberana portuguesa a 10 anos foi de 6,92%, de acordo com os dados da agência financeira Bloomberg, ainda que a média diária tenha sido mais baixa (6,733%).

(In Expresso)

Orçamento aprovado na generalidade

O Orçamento do Estado para 2011 foi aprovado na generalidade com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e o voto contra do CDS-PP, BE, PCP e PEV.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Catroga: "Conversações confirmaram buracão das contas públicas"

Eduardo Catroga, que liderou a equipa do PSD nas conversações com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2011, afirmou hoje que estas permitiram confirmar "um grande buracão das contas públicas em 2010".

Catroga afirmou que o Governo em 2010 deixou derrapar as contas públicas
Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o antigo ministro das Finanças disse que "o Governo em 2010 deixou derrapar as contas públicas" e, pelo conteúdo do seu Relatório de Política Orçamental, "não sabia em julho que essa derrapagem tinha acontecido".

"Se nós analisarmos a estimativa da despesa corrente do Estado sem juros que estava na previsão feita em julho com a previsão agora feita em setembro chegamos à conclusão de que houve uma derrapagem superior a dois mil milhões de euros", apontou.

Segundo Eduardo Catroga, o Orçamento para 2011 "é mau, em consequência de políticas erradas dos últimos anos e do grande buraco das contas públicas, que, agora, destas conversações, ficou confirmado: o grande buracão das contas públicas em 2010".

O antigo ministro das Finanças acrescentou que as "contas de 2010, aliás, ainda continuam em grande mistério, com uma grande opacidade", referindo que "o Governo, logo na primeira reunião, prometeu entregar um relatório detalhado que, até hoje, não entregou".

Expresso

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Objectivo do Nosso Blog

No âmbito da disciplina de Economia C, foi proposto a realização de um blogue onde façamos uma actualização semanal.
Este blogue tem como objectivo a abordagem de fenómenos sociais da vida económica, tais como, integrar os fenómenos económicos no contexto dos fenómenos sociais, compreender conceitos económicos fundamentais, conhecer aspectos relevantes das economias, compreender características fundamentais do mundo actual. Deste modo, apresentaremos várias notícias, sugestões, entre outros, sobre actualidade do mundo económico.